sábado, 6 de fevereiro de 2010

Shakes para emagrecer podem causar mal à saúde

Estudo da Pro Teste, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, publicado em fevereiro de 2010, mostra que fórmulas a base de shakes, largamente utilizadas pela população como ferramenta para emagrecer, podem fazer mal a saúde, podendo causar problemas como perda de massa muscular e queda de cabelo em conseqüência da deficiência nutricional resultante.

A pesquisa coordenada pela nutricionista Manuela Dias mostrou que shakes podem até ser utilizados para substituir um lanche, mas não uma grande refeição. Eles não apresentam um balanço nutricional, possuem alto teor de proteína (32%, quando o ideal é que não se ultrapasse 10 a 15%), baixo teor de energia (de 190kcal a 230 kcal, quando já misturados com leite), além de não apresentarem quase gordura alguma. Para utilizá-los de forma apropriada, só com o auxílio de um nutricionista. Os shakes analisados foram o Bio Slim, Diet Shake, Diet Way, Herbalife e In Natura. Os produtos seguem legislação específica e estão dentro das normas, mas não são balanceados, saudáveis.

Outros problemas sérios foram encontrados: o Diet Shake e o Herbalife não apresentam informações importantes em sua embalagem como a data de fabricação e, o último, não apresenta o prazo de validade depois de aberto.

Fontes: (1) Artigo "Falta balanço aos shakes" da revista Proteste 88, publicada em fevereiro de 2010, pág. 8-11.; (2) "Shake para emagrecer: falta balanço" (site da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor); (3) Matéria "Shakes usados para emagrecer podem fazer mal" do caderno Ciência do jornal O Globo de 3a. feira, 2 de fevereiro de 2010.
* * *
As informações divulgadas neste blog não substituem aconselhamento profissional. Antes de tomar qualquer decisão, procure um médico.

Nenhum comentário: